Educação Básica - DEBASI / INES
Artegestoação
Artegestoação é um grupo de pesquisa que propõe práticas e ações pedagógicas transdisciplinares em educação de surdos, na interface com a linguagem artística, outras linguagens e áreas do conhecimento. Trabalha com a ideia de transbordar fronteiras disciplinares e práticas curriculares como movimento pedagógico necessário na tessitura de uma pedagogia visual em educação bilíngue de surdos. Coordenação: Professores Doutores Lúcia Vignoli e Tiago Ribeiro.
Link no CNPQ: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/216927
Teatro e contação de histórias em Libras
CHAPÉUZINHO VERMELHO
Projeto "Teatro e contação de histórias" nas aulas de artes com alunos do SEF1 sob orientações das professoras Juliana Zarur e Joana Lyra.
Personagens:
Chapéuzinho vermelho
mamãe
vovó
lobo mau
coelho
joaninha
leão
caçador
Polissemia do objeto e da imagem
Oficinas de Teatro inspiradas em "Teatro Imagem" e no jogo Teatral "Homenagem a Magritte" do arsenal do Teatro do Oprimido de Augusto Boal. Crianças e jovens transformando objetos e imagens e pensando possibilidades de transformarem o mundo.
Professora Juliana Zarur, 2016.
A lebre e a tartaruga
Projeto "Teatro e contação de histórias" nas aulas de artes com alunos do SEF 1 sob orientação da professora Juliana Zarur, 2017.
Cenas cotidianas
Projeto "Teatro e contação de histórias" nas aulas de artes com alunos do sef1 sob orientação da professora Juliana Zarur, 2016.
Horta-oca
A horta-oca do INES foi criada em 2015 e é um espaço de convivência, habitação, trocas e cultivo de ideias.
As propostas no espaço da horta são ações para o Bem Viver, valorizando a biodiversidade e o encontro entre arte e agroecologia.
Escritas da arte e os Cadernos cartoneros
Escritas da arte é um projeto em partilha com aprendizes-artistas surdos da educação básica do CAP-INES, coordenado pelas professoras Lúcia Vignoli e Lívia Buscácio. Os Cadernos Cartoneros são uma ação conjunta entre esses participantes, o Núcleo de Artes do CAP-INES e o professor Tiago Ribeiro (SEF-N), durante o período de isolamento devido a pandemia. A proposta perpassa pelas linguagens e escrita de si: artes visuais, palavra e poesia para e com a comunidade surda.