Educação Básica - DEBASI / INES

Projetos pedagógicos

Essa área do site traz os diversos projetos do CAp-INES como grupos de pesquisa, oficinas, núcleos que atuam e já atuaram na escola. Confira as suas produções, lembranças e muito mais!

O grupo de Pesquisa "Desenvolvimento de Instrumentos Didáticos Acessíveis na Perspectiva Surda" liderado pela Professora Bárbara Carvalho tem por objetivo produzir materiais didáticos e paradidáticos acessíveis a surdos que possibilitem o seu processo de aprendizagem em Ciências Naturais na perspectiva da educação bilíngue inclusiva.

Sinais e conceitos de Química em Libras, criados no grupo SinQui (Sinalizando Química), esse projeto faz parte da linha de pesquisa do DIDAPS/INES.  Liderado pelas professoras de Química Joana Saldanha e Jomara Fernandes e pelas professoras de Libras Vanessa Lesser e Bárbara Carvalho.  

O projeto de pesquisa Escritores Brasileiros em Libras, coordenado por Lívia Buscácio, visa à produção e à divulgação de verbetes elaborados a partir de nomes de autor da literatura brasileira, no encontro da Libras com o Português-Brasileiro e materiais de arquivos de escritores, como manuscritos, fotografias, dentre outros.  Escritores brasileiros em Libras foi encampado ao projeto "Arquivos da Palavra", da mesma pesquisadora, integrante do Grupo Arquivos de língua, coordenado por Vanise Medeiros (UFF).

O Simulado ENEM, acontece no INES desde 2017 tanto para os alunos quanto para a comunidade surda externa. O projeto é coordenado por André Cordeiro, Danielle Lins e Isabel Mallet e tem o objetivo de proporcionar aos alunos uma oportunidade de se preparar melhor para o exame de ingresso nas universidades do país.

Oficina de Redação Argumentativa

Nesta oficina, o aluno surdo vai estudar o texto dissertativo-argumentativo (como se organiza, quais são as partes principais, como argumentar, o que são os elementos de coesão e coerência) e vai encontrar arquivos com temas de redação diversos. Os conteúdos selecionados pelas professoras Verônica Louro e Christiana Leal podem ajudar na preparação para as provas de redação do ENEM, DESU/Ines e Uerj.

Artegestoação é um grupo de pesquisa que propõe práticas e ações pedagógicas transdisciplinares em educação de surdos, na interface com a linguagem artística, outras linguagens e áreas do conhecimento. Trabalha com a ideia de transbordar fronteiras disciplinares e práticas curriculares como movimento pedagógico necessário na tessitura de uma pedagogia visual em educação bilíngue de surdos. Coordenação:  professores doutores Lúcia Vignoli e Tiago Ribeiro.

O núcleo de artes do INES funciona desde 1958. Neste espaço, você vai conhecer ou relembrar alguns trabalhos desenvolvidos pelo núcleo!



A Oficina de Matemática, sob a responsabilidade de Silene Pereira Madalena, doutora em Psicologia (UFRJ) e professora titular do INES, desenvolveu uma série de Projetos que serão, aqui, apresentados. Além de envolver alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, em seus projetos, esse espaço de trabalho visava o ensino e a aprendizagem, de forma interdisciplinar, de diferentes conteúdos matemáticos, especialmente os de Grandezas e Medidas, Número e Sistema de Numeração, além das operações aritméticas. Os Projetos desenvolvidos ao longo desse tempo, contaram com a parceria de diversos professores, destacando-se, dentre eles, a professora Manoela de Oliveira do Vale (2011 a 2018) mestre em matemática (UNIRIO).

A Galeria de Arte, Ciência e Tecnologia do INES, inaugurada em agosto de 2018, tem como um de seus objetivos oportunizar à comunidade surda o acesso a eventos culturais que incitam reflexões e estimulam nossos alunos a frequentarem Museus e Centros Culturais.  Coordenação: Professora Stella Savelli 

O NOSS - Núcleo de Orientação à Saúde do Surdo -  coordenado pela Professora Maria de Fátima Ferrari promove educação em saúde na comunidade surda numa perspectiva de saúde física, mental e social tendo como pressupostos teóricos o sociointeraionismo, a filosofia bilingue, a LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais - como língua de instrução, a pedagogia visual e o professor surdo bilíngue.