Educação Básica - DEBASI / INES

TV INES

Criado em 1857, pelo Imperador Pedro II, o Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES - é hoje um órgão singular da estrutura do Ministério da Educação, definido, regimentalmente, como Centro de Referência Nacional na Área da Surdez, e tem um importante papel contribuidor com a formulação das políticas nacionais de educação de surdos.

A afirmação da identidade linguística e cultural da comunidade surda, antiga bandeira do movimento surdo e do INES, hoje faz parte da Constituição: os direitos linguísticos das pessoas surdas figuram na Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovada em Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 2007 e promulgada no Decreto 6.949/2009, em grau de equiparação ao de Emenda Constitucional. Com base neste Decreto, o Instituto participa dos compromissos de “reconhecer e promover o uso de língua de sinais” e “facilitar o aprendizado da língua de sinais e promover a identidade linguística da comunidade surda”. Esses fatos apontam para uma responsabilidade Institucional de promoção da língua de sinais.

Nesse sentido, em 2012, a União, representada pelo Ministério da Educação e por Intermédio do INES, contratou a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto para produzir programas bilíngues levando informação, formação e entretenimento através da TV INES. E no dia 24 de abril de 2013, foi lançada a primeira webTV em Língua Brasileira de Sinais, com legendas e locução em Língua Portuguesa, a fim de integrar públicos. Acesse alguns programas produzidos, clicando nas imagens!

Educação

Entrevistas e documentários

Humor

Infantil