Educação Básica - DEBASI / INES

Exame Nacional do Ensino Médio

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi instituído em 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Em 2009, o exame aperfeiçoou sua metodologia e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior. Desde 2020, o participante pode escolher entre fazer o exame impresso ou o Enem Digital, com provas aplicadas em computadores, em locais de prova definidos pelo Inep.

As notas do Enem podem ser usadas para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Elas também são aceitas em mais de 50 instituições de educação superior portuguesas. Além disso, os participantes do Enem podem pleitear financiamento estudantil em programas do governo, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados do Enem possibilitam, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio ou está concluindo a etapa pode fazer o Enem para acesso à educação superior. Os participantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar como “treineiros” e seus resultados no exame servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

A aplicação do Enem ocorre em dois dias. A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garante atendimento especializado e tratamento pelo nome social, além de diversos recursos de acessibilidade. Há também uma aplicação para pessoas privadas de liberdade.

Os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas. Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Clique na imagem acima para acessar o site oficial do ENEM

Inscrição, cronograma e notas

Clique na imagem acima para acessar a página do Participante

Editais

Edital da versão digital

Edital em Libras

Retificação em Libras

Edital da versão impressa

Edital em Libras

Retificação em Libras

Confira outras retificações!

Clique na imagem ao lado e verifique outras retificações publicadas!

Como se preparar para o ENEM?

Estude para ENEM através de aulas presenciais, simulados e provas dos anos anteriores! Não seja pego de surpresa no dia da prova! Se prepare! Vá atrás de sua aprovação!

Clique na imagem ao lado e conheça o Núcleo de Estudos Avançados (NEA). O NEA/Pré-Vestibular, busca aprimorar o conhecimento adquirido pelo aluno no Ensino Médio, direcionando-o para as questões mais exploradas no ENEM, nos exames de seleção de vestibulares e concursos afins das diferentes instituições de ensino. O Núcleo é coordenado pela professora Joselane Siqueira.

Clique na imagem ao lado e conheça o projeto "Simulado ENEM", que acontece no INES, desde 2017, para alunos e comunidade surda externa. O projeto é coordenado pelos professores André Cordeiro, Danielle Lins e Isabel Mallet.

Vai fazer ENEM? Confira as provas anteriores e teste seus conhecimentos!