Educação Básica - DEBASI / INES






"Nossa Missão

Educação, gestão e difusão da saúde na comunidade surda contribuindo para uma sociedade mais igualitária."

Finalidades


O Núcleo foi criado em 2004 a fim de promover a educação em saúde na comunidade surda numa perspectiva de saúde física, mental e social tendo como pressupostos teóricos o sociointeraionismo, a filosofia bilingue, a LIBRAS-Língua Brasileira de Sinais como língua de instrução, a pedagogia visual e o professor surdo bilíngue.

Objetivo

Incluir através da construção do conhecimento científico em saúde e romper as barreiras comunicativas entre médico e paciente surdo.

Público alvo

Crianças, adolescentes e adultos surdos e Profissionais das áreas de educação e saúde.

Atividades para o surdo

Oficinas CApINES

Oficina de saúde para crianças, adolescentes, jovens e adultos surdos e Profissionais das áreas de educação e saúde.

Sala de conversa

Adolescentes, jovens e adultos surdos são atendidos na sala de conversa.

Oficina de sensibilização para acadêmicos com instrutor surdo bilíngue

Parceria – UFF – Universidade Federal Fluminense / ISC – Instituto de Saúde Coletiva

Diversidade no atendimento ambulatorial com o intérprete surdo bilíngue e médico estagiários do NOSS

Parceria – Hospital da Santa Casa da Misericórdia do RJ

Curso de agente multiplicador em saúde sexual e reprodutiva para profissionais surdos

Curso de biociência experimental (IBQM/UFRJ)

Material didático em LIBRAS e Língua Portuguesa

NOSSos resultados

  • Re-elaboração e criação de novas ações pedagógicas de acordo com o background linguistico e cognitivo que possibilitou analisar e avaliar as respostas produzidas nas atividades interativas das oficinas de saúde.

  • Experiências transculturais entre ouvintes e surdo em sua diversidade linguistica propiciaram dados para novas pesquisas.

  • Aumento da autoestima, segurança e autonomia do aluno surdo em situações-problema.

  • Autossustentabilidade dos cursos de agente multiplicador em saúde e nas atividades de prevenção das DST/Aids na comunidade surda.

  • Enfrentamento mais consciente e responsável das situações problematizadas compartilhadas pelo aluno surdo com a equipe do núcleo.

  • Ampliação do vocabulário científico em saúde em Libras e Língua Portuguesa.

  • Difusão das consequências sociais da surdez e das limitações e potencialidades do surdo entre os profissionais da saúde.

  • As barreiras comunicativas entre médico e paciente surdo são gradativamente minimizadas através de uma comunicação mais eficaz bem como o maior interesse desses profissionais em aprender Libras.