Educação Básica - DEBASI / INES


Museu de Astronomia e Ciências Afins


O Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST - está situado no Morro de São Januário, no Bairro Imperial de São Cristóvão. O MAST guarda o importante acervo do Observatório Nacional, coleção que reúne instrumentos científicos, telescópios, lunetas, máquinas, equipamentos, mobiliário e esculturas, totalizando mais de dois mil objetos representativos do Patrimônio Cientifico do Brasil.


Os alunos do Ensino Médio do INES tiveram a oportunidade de conhecer o MAST com os professores Hugo (física), Patrícia (biologia), Nelson (Libras) e Felipe (inglês). O MAST recebeu os alunos e professores através de um atendimento em Libras, feito por uma mediadora.

O sol e os planetas do sistema solar


Espalhados pelo terreno de mais de 40 mil metros quadrados, encontramos o sol e os oito planetas do sistema solar. Eles estão apresentados em escala de distância e de tamanho e por isso, ficam espalhados por quase todo o terreno.

Estações do Ano


Esta exposição reúne maquetes e aparatos interativos 3D, multimídias, vídeos, painéis. Toda a exposição pode e deve ser tocada e manuseada. Os alunos puderam conhecer os planetas, as fases da Lua, as constelações, o ciclo dos dias e das noites e entender que as estações do ano ocorrem por causa da inclinação do eixo de rotação da Terra. Além disso, puderam ver que o movimento do nosso planeta em torno do Sol dura um ano.

Cúpulas

As cúpulas de observação dos astros se espalham pelo grande terreno. Em uma delas, o público vai conhecer de perto uma luneta centenária, que funciona até hoje para observar a lua e os planetas.

Considerações finais

A visita ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) atingiu seus objetivos. Foi um período de muitas aprendizagens com grandes envolvimento dos alunos. Assista ao vídeo abaixo.

Vídeo