Educação Básica - DEBASI / INES




Projeto desenvolvido no 1º semestre do ano letivo de 2012 pelas professoras da Oficina de Matemática do SEF1 - Setor de Ensino Fundamental 1º Segmento, Silene Madalena e Manoela do Vale, e pela Assistente Educacional, Cátia Vieira. Esse trabalho contou com a participação de todos os professores regentes e alunos das turmas de 1º ao 5º ano deste segmento, além de ter recebido, em seu evento de culminância, a valorosa contribuição dos professores da Escolinha de Artes, em especial do professor José Maria.

vídeo em Libras com áudio em Língua Portuguesa

Ao desenvolver esse projeto, tínhamos como meta trabalhar conteúdos dos blocos de “Números e Sistema de Numeração” e de “Grandezas e Medidas”, propondo aos alunos organização de uma coleção. Assim, estimulamos nossos estudantes a observar a passagem do tempo por meio do aumento gradativo das tampinhas colecionadas, bem como a fazer registros diários/semanais dos quantitativos que eram armazenados na escola. Também pudemos mostrar aos alunos a necessidade de “agrupar para contar” e, como utilizamos um sistema de numeração de base decimal, esses agrupamentos precisavam ser reorganizados a cada dez (10) unidades, formando dezenas, centenas, milhares,...

Quantificação: agrupar para contar

Fazendo Arte com Tampinhas


No final do projeto, como havíamos conseguimos coletar mais de 9.000 unidades de tampinhas, organizamos um evento de encerramento: Fazendo Arte com Tampinhas.

Ao todo, foram feitos três quadros, cada um com 12 folhas de papel A3: dois com detalhes de telas de Tarsila do Amaral - Morro da Favela (1924) e A Gare (1925) e o outro com figuras geométricas, a partir de trabalhos dos alunos do Ensino Médio do INES.

Morro da Favela - Tarsila do Amaral (1924)
A Gare - Tarsila do Amaral (1925)
Figuras geométricas - Alunos do INES (2012)
vídeo em Libras com áudio e legenda em Língua Portuguesa


E como ainda haviam sobrado tampinhas...

Em setembro desse mesmo ano, para comemorar o aniversário do Instituto, a Oficina de Matemática propôs que os alunos de 1º e 2º anos fizessem presentes para o INES. Cada uma das turmas separou 155 tampinhas: uma para cada ano de sua história. A partir deste quantitativo foram confeccionados novos quadros. Utilizamos placas de isopor como base e os alunos “desenharam”, com as tampinhas, alguma imagem que remetesse à Escola.

Aniversário do INES: 155 anos

Considerações finais

Pelo envolvimento dos alunos ao longo do Projeto e por seus desdobramentos, vimos nossas metas iniciais serem superadas. Foi um período de muitas aprendizagens tanto no campo da Matemática quanto no das Artes Plásticas para nossos estudantes surdos. Assista abaixo, um vídeo feito com fotos do projeto.

Trabalho de aluno
vídeo com fotos do projeto

Colecionando Tampinhas na TV INES !

O letramento matemático, a construção do conceito de número pelos alunos surdos e a aprendizagem da construção de agrupamentos para quantificação através das atividades pedagógicas criativas do projeto, são mostrados neste vídeo produzido pela TV INES. Confira!

Vídeo em Língua Portuguesa e Libras com áudio e legenda